terça-feira, 22 de janeiro de 2019

# 1 - Séries: Sex Education

Bom dia minha gente!
Estamos numa época em que já quase ninguém vê televisão, ou seja, o que passa nos canais nacionais e internacionais já não chega para nos entreter e, por isso, vivemos numa altura de séries. Em streaming, nos canais por cabo, em plataformas, através de downloads mais ou menos legais, toda a gente acompanha, pelo menos, uma série. 
Todas as semanas estreiam coisas novas e todas as semanas terminamos aquela série que andamos a ver. Por isso acho que são sempre bem vindas sugestões, novidades, alguma coisa boa de que ouviram falar. Daí ter surgido esta rubrica. Há um conjunto de séries novas que estou a ver e decidi partilhar convosco aquelas que acho mais engraçadas e que poderão ser do vosso agrado. Alerto já que as minhas sugestões estão diretamente relacionadas com os novos lançamentos da Netflix, dado que é esta a plataforma que utilizo para o efeito.

Resultado de imagem para sex education netflix

Ora bem, a série acerca da qual vos venho hoje falar é a Sex Education. Começo por dizer que é uma comédia, mas não é só uma comédia. A série retrata a vida de Otis, um rapaz adolescente que tem uma mãe terapeuta sexual (interpretada pela Gillian Anderson, dos Ficheiros Secretos). Enquanto ele luta por descobrir e estar à vontade com a sua sexualidade, vê-se a braços com a tarefa de aconselhar e ajudar todos os seus colegas de escola com questões sexuais. Como o sexo sempre foi encarado, em sua casa, com naturalidade e descontração, Otis fica um "especialista" na matéria, no que aos outros diz respeito.

Não se sabe exatamente em que ano se desenrola esta série britânica porque, por um lado, o acesso às novas tecnologias e aparelhos eletrónicos é evidente; mas, por outro, há um toque vintage engraçado, quer nas roupas das personagens, quer na banda sonora, quer nos cenários. Isso faz com que, mesmo aqueles que já não são miúdos, se identifiquem com as personagens. Há o mauzão da escola, o aluno perfeito, a rapariga estranha com ar de quem bate em todos, os miúdos populares, os nerds, o gay que, por acaso, também é negro... Os estereótipos estão lá todos, mas é engraçada a forma como se desenvolvem as personagens e se relacionam entre si.

Esta série aborda vários problemas relacionados com a educação sexual, como a gravidez na adolescência, a homossexualidade, a masturbação, e outros como o consumo de drogas e álcool, a religião, os problemas com os pais e com a escola, a pressão social, o estatuto, o dinheiro, o bulling, entre muitas outras coisas. São temas recorrentes em todas as vidas adolescentes e todos nós nos identificamos, ainda que não totalmente, com uma ou outra personagem, com um ou outro problema. E ainda que já não sejamos adolescentes, certamente conhecemos vários e, eventualmente, quem sabe, poderemos vir a ser pais de algum! 

A série é levezinha e engraçada, nada que nos vá marcar para sempre, mas dá para descontrair e rir um pouco, depois de um dia stressante de trabalho. Ainda só está disponível a primeira temporada, na Netflix, em 8 episódios de, mais ou menos, 45 minutos cada.  Fiquem com o trailer:


Espero que gostem! 
Até amanhã***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover