terça-feira, 25 de setembro de 2018

#25 - Diário de Bordo: San Luis Obispo, Solvang e Santa Bárbara (dia 6)

Bom dia alegria!
Por aqui continuamos a nossa viagem pela sunny California! Estão a gostar? Deixem as vossas opiniões/comentários/dúvidas neste post ou no facebook e terei muito gosto em responder a todos! Bora lá passear? 😊

No 6.º dia de viagem acordamos numa terrinha muito simpática chamada San Luis Obispo. Tem um centro muito engraçado, com lojinhas e cafés diferentes e, claro, uma Mission que também visitámos. Nesta conseguimos entrar e a igreja era toda decorada com pinturas, feitas à mão, nas paredes, que retratavam flores e pássaros. Outra das "atrações" é um beco chamado Bubblegum Alley. Sim, é uma rua estreita em que as paredes estão cobertas de chiclets usadas... Criado pelos estudantes da região, este beco já foi alvo de várias tentativas de limpeza que se frustraram e as chiclets continuaram lá. É um bocado nojento, mas fomos lá deixar a nossa contribuição 🙈

A paragem seguinte no caminho era uma terrinha chamada Solvang. Arrisco-me a dizer que é a cidade mais europeia da Califórnia, um pedaço da Dinamarca em plenos Estados Unidos. Os prédios têm fachadas tipicamente dinamarquesas, com moinhos e casas de madeira. É uma cidade pequena e parece saída de um conto de fadas, não parece bem real. As montras das lojas enchem-se de bolos e comemos lá umas panquecas maravilhosas, na Paula's Pancakes House, com morangos e maple syrup. Huuummm, já tenho saudades! Podem também visitar o museu do Hans Christian Andersen, se tiverem tempo e quiserem passar lá mais uma horinhas. Mas é um local pequeno e que se vê rapidamente. Aproveitamos para almoçar, mas não ficamos muito fãs da comida dinamarquesa, pelo menos ali. Acho que, agora, vou ter que ir à Dinamarca para perceber se é mesmo assim ou se há lá outras coisinhas boas. Vai ter mesmo que ser... 😂

A viagem prosseguiu, sempre rumo a sul, e chegamos a Santa Bárbara. Esta foi uma das primeiras cidades que me deixou assim com aquele sentimento de "estou mesmo na Califórnia, estou a chegar as Los Angeles". Super conhecida pelas suas praias, esta cidade tem um extenso areal e é um dos lugares de eleição dos surfistas. O que significa que, ao final do dia, o vento fica um pouco forte. Mas estava bastante calorzinho e até sabia bem. Infelizmente, este foi o nosso pior alojamento. Ficamos numa cadeia de hotéis conhecida, o Motel 6, e esperávamos que fosse tipo Ibis. Não era. Os quartos cheiravam a tabaco e a cama era horrenda, com um colchão que afundava no meio. Acordei com uma dor de costas daquelas... Mal chegamos, ainda havia um pouco de sol, pousamos lá as malas e decidimos ir à praia, que ficava a poucos minutos de distância, a pé. À saída do hotel, no passeio, vimos o que nos parecia ser um esquilo e quase paramos para lhe tirar fotografias. Mas depois percebemos que era só um rato gordo e grande a comer descansadamente ao nosso lado! Ahahahah, quase morríamos!

As praias da Califórnia não são exatamente como estava à espera, o que não quer dizer que sejam más. Estava mais a contar com uma coisa tipo Miami, com águas calmas e quentes. Mas não. São praias de surf, por isso têm ondas e vento, apesar de a água ser bastante agradável ao nível da temperatura. Na verdade, também não tivemos muito tempo para desfrutar delas, já que tínhamos um itinerário ao qual não podíamos fugir, pois os hotéis estavam marcados e era preciso chegar lá a tempo. Se pudesse voltar atrás, talvez mudasse um pouco esta parte e aproveitasse para ficar mais um dia numa destas cidades, a aproveitar o sol e a praia. Mas também sinto que não perdi muuuuito.

Depois da praia fomos jantar a um local muito giro, numa das ruas mais movimentadas de Santa Bárbara, State Street, cheia de bares e restaurantes, com muita gente a passear. Segundo o rececionista do hotel, era muito parecida com Las Vegas (só que não!). A oferta é muita, os preços são elevados (como em todo o lado), mas come-se bastante bem e o ambiente é muito agradável e acolhedor.

No dia seguinte, fomos tomar o pequeno almoço ao Píer Stearns Wharf, um pontão que entra pelo mar dentro, um clássico nas cidades costeiras da Califórnia. Lojas, cafés e restaurantes abundam para aqueles lados e o pequeno almoço também estava ótimo. No Motel deram-nos uns cupões de desconto e aproveitamos para ir lá. A vista da praia é fantástica, especialmente se estiver um dia tão bom e azul quanto o que apanhamos.

Terminamos a visita a Santa Bárbara com uma ida a Tribunal, ahahah. É um dos pontos turísticos da cidade e, digo-vos já, não me importava nada de trabalhar ali! Quem me dera que os Tribunais portugueses fossem como aquele. Um espaço verde enorme, cheio de flores, rodeado de palmeiras. Sentimo-nos num filme do Zorro, ou algo do género, tendo em conta a construção do espaço. Sim, Santa Bárbara já tem muitas palmeiras e um aspeto tropical que procuramos naquela costa dos EUA. E pronto, foi bom, mas estava na hora de continuar a viagem, rumo a Malibu e Santa Mónica, que já faz parte de Los Angeles. Mas isso, já sabem, é conversa para outro post!

Mission de San Luis Obispo

Bubblegum Alley

Loja de doces em San Luis Obispo

Solvang

Panquecas em Solvang

A caminho de Santa Bárbara

Anoitecer em Santa Bárbara

A vista do Pier Stearns Wharf para a praia

Santa Bárbara Courthouse (Tribunal)

Saída da cidade

Amanhã seguimos caminho, à mesma hora? Boa! Espero por vocês!
Até amanhã***

Pin It button on image hover