quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

E o primeiro destino é... Londres!

Londres... Não há melhor forma de começar este "Álbum de Viagens". Londres foi o meu primeiro amor, a primeira vez que alguém me levou às nuvens, onde tive a certeza de que encontrei o que precisava na minha vida. Deixei lá um pouco de mim e trouxe tanto de lá comigo! Londres é cosmopolita. Londres combina o melhor do clássico com o contemporâneo. Londres é nobre, é chique. Londres é uma cidade romântica, histórica, divertida, é uma cidade que vale a pena conhecer e revisitar.

A viagem

Londres tem cinco aeroportos: Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton e London City Airport. A Ryanair voa diretamento do Porto para Stansted. Daí para o centro de Londres existem comboios e autocarros. O Stansted Express é um comboio que chega ao centro em cerca de 45min e custa cerca de € 30,00  Existem vários serviços de autocarro que também fazem o transporte para o centro: são mais baratos mas demoram mais tempo. A Easyjet, por exemplo, disponibiliza este serviço.

O Hotel

O alojamento em Londres é relativamente caro, sobretudo no centro. Aliás, Londres não é uma cidade barata, é uma capital e cobra como tal.
Como o objetivo é ver tudo sem gastar muito dinheiro ou perder muito tempo, fiquei instalada no Ibis London Euston St Pancras. Fica mesmo ao lado de uma estação de metro, pelo que se alcança o centro da cidade com facilidade. Os preços variam consoante a época do ano (desde € 84,00 por quarto/por noite/2 pax).

A cidade

Nesta cidade fantástica, os dias são sempre demasiado pequenos para tudo o que se pode ver e fazer. Deixo-vos com a minha experiência e os lugares por onde andei que são, de uma forma geral, as maiores atrações da cidade.


Big Ben e Houses of Parliament (ou The Palace of Westminster)



Nada melhor para começar esta viagem do que uma visita ao famoso Big Ben. A imponência deste momento deixa-nos logo de queixo caído! São demasiados filmes, demasiadas fotografias, demasiadas construções na nossa cabeça que são largamente superadas pela realidade. Sem sombra de dúvida um must see.



Westminster Abbey

Pertinho do Big Ben irão encontrar a Westminster Abbey, local onde se realizam os casamento reais e as coroações. Não tive oportunidade de entrar mas deve ser fantástica. Quem sonha com os casamento dos contos de fadas deve encontrar no interior desta abadia o cenário idílico! Entrada paga.



Buckingham Palace


A casa da família real britânica! É quase do tamanho da minha ;) Um palácio incrível onde nos é permitido entrar em algumas salas, ver coleções de arte, os vestidos da Rainha e as oferendas que foi recebendo ao longo da vida. É ainda possível visitar os jardins (a perder de vista!). Entrada paga.


É neste pátio que tem lugar o "render da guarda". Como não se realiza todos os dias, quando tiverem a certeza da data da viagem confirmem se conseguem assistir.



 Saint Paul's Cathedral


Com a sua fantástica cúpula, esta catedral sobressai sobre os telhados londrinos. A beleza e grandiosidade do seu interior são de tirar o fôlego. Através da Millenium Brige alcançamos facilmente o museu de arte contemporânea Tate Modern. Definitivamente, a não perder!

Tower Bridge


Ligando as margem do rio Tamisa, esta é uma das mais emblemáticas pontes do mundo, onde é possível subir à torre e ter uma fantástica vista sobre a cidade. Entrada paga.

London Eye


Sem qualquer dúvida, a melhor vista sobre Londres. A roda gigante mais famosa da Europa leva-te aos céus londrinos e deixa-te a suspirar perante tamanha paisagem. Inesquecível, impagável, simplesmente fantástico. Entrada paga.

Para além do já fantástico elenco, ficam umas sugestões finais:
  • Piccadilly Circus - bebe uma cidra num dos muitos pubs que por lá existem.
  • Covent Garden - um mercado cheio de coisas boas!
  • Mercado de Portobello Road - para chegarem ao mercado passam pela rua (e pela porta!) onde foi realizado o Notting Hill! Chegando ao mercado encontram uma quantidade infindável de produtos, novos e em segunda mão, roupa, acessórios, comida, tudo o que possam imaginar.
  • National Gallery, British Museum e Tate Modern - 3 museus muito diferentes, onde encontram pinturas e esculturas, arte clássica e contemporânea. Todos gratuitos!
  • Hyde Park - é verde a perder de vista! Um ótimo local para relaxar após as longas caminhadas nesta cidade magnífica.
  • Plataforma 9 e 3/4 - quem leu ou viu os filmes do Harry Potter deve lembrar-se que eles apanham o comboio para Hogwarts na plataforma 9 e 3/4. Pois bem, na estação de King's Cross existe uma parede entre a plataforma 9 e 10, onde está assinalado "platform 9 3/4" onde está enfiado um daqueles carrinhos em que levavam os livros e as malas. É giro, é magico :) 
  • Andar de autocarro - aqueles vermelhinhos com dois andares, é obrigatório!
  • Andar de metro - e ouvir o constante "Mind the gap!"
  • Fazer compras no Harrods - um deleite para os olhos! Quem adora compras não consegue sair daqui sem levar nem que seja um porta-chaves ou uma caneta em forma de soldadinho britânico! Existem aqui todas as grandes marcas: de Chanel a Louis Vitton, de Jimmy Choo a Manolo Blanik. Tudo se vende aqui: roupa, sapatos, todo o tipo de acessórios, diamantes e até helicópteros! Quem passa no Harrods não passa sem lá voltar :p
Quem não conhece, espero que tenha ficado com vontade de conhecer. Quem já teve o prazer de lá ter estado, deve estar, neste momento, cheiinho de saudades! Tal como eu... ***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover