sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Mesas Bohemias

Bom dia e boa sexta!
Chegamos ao fim de semana e eu quero-vos falar de um evento a que fui no sábado passado, chamado Mesas Bohemias, e que é perfeito para quem gosta de comer bem e de beber cerveja. Eu confesso que não sou apreciadora da bebida, mas o conceito pareceu-me tão interessante que não hesitei em propor ao meu grupo que fizéssemos parte desta experiência. Eles aceitaram imediatamente e ainda bem!
Mas então, o que é isto das Mesas Bohemias: é um evento, organizado pelo chef Rodrigo Meneses, que procura levar a determinados pontos do país pratos de restaurantes típicos de outras regiões. Por exemplo, pratos alentejanos ao Porto ou leitão da Bairrada a Lisboa. Os restaurantes deslocam-se às cidades e instalam-se noutras casas típicas.
Nesta edição a que fui, o restaurante Tomba Lobos, de Portalegre, veio até ao Porto e tomou de assalto o Tripeiro, na Rua Passos Manuel. Este restaurante transformou-se numa casa alentejana, onde o chef José Júlio Vintém nos presenteou com sabores tradicionais daquela região.

A ementa era um deleite para os olhos (e para a barriguinha): começava com pétalas de toucinho, o primeiro prato eram Pezinhos de Coentrada, o segundo Alhada de Cação, o terceiro Migas de Tomate e Farinheira com Entrecosto e a sobremesa Pudim de Queijo Fresco Alentejano. Os pratos principais eram acompanhados por três cervejas Bohemia diferentes: os Pezinhos foram servidos com a Bohemia Puro Malte; o Cação com a Bohemia Trigo e o Entrecosto com a Bohemia Original. Eu que não gosto de cerveja fartei-me de beber, especialmente a Puro Malte. Era deliciosa. A que menos gostei foi a Trigo. Confesso que não tirei foto aos pezinhos de coentrada. Entusiasmei-me e quando dei por ela já tinha comido tudo, hihihih! 

A ementa
A ementa

Pétalas de toucinho

Alhada de Cação

Migas de tomate e farinheira com entrecosto

Pudim de Queijo Fresco (já tinha comido metade quando me lembrei da foto!!)

O mais engraçado é que os pratos são anunciados e depois vem alguém a cada uma das meses explicar os ingredientes, a forma como foram preparados, a história, tudo. O chef veio várias vezes à sala, falou connosco e fizemos vários brindes. É um ambiente muito giro e completamente diferente de tudo a que já fui.
No fim ainda ofereceram a cada pessoa uma caixa com as 3 Bohemias que bebemos lá e uma quarta, chamada IPA (India Pale Ale), que ainda não provamos, mas que é uma edição especial.


O preço: € 30,00 por pessoa e estão incluídos os 5 pratos (entrada, 3 principais e sobremesa), cervejas praticamente à discrição, água, pão e café. É preciso comprar bilhete e o espaço é sempre limitado aos lugares disponíveis. Os eventos vão continuar ao longo de todo o ano, é só preciso estar atento. Estou ansiosa para ver o que vem por aí e acho que não falto ao próximo!


Quando eu souber onde vai ser ao próxima edição eu aviso! 
Bom fim de semana e até segunda***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover