quarta-feira, 25 de outubro de 2017

# 15 - Diário de Bordo - Tailândia (Ko Phi Phi Don)

Olá olá olá!
Hoje é dia de voltarmos ao meu, que já é vosso, Diário de Bordo. Continuamos a aventura pela Ásia e, mais concretamente, pela Tailândia. Se, no último episódio, fomos a Phuket e a Ko Phi Phi Lee, hoje vamos até à outra ilha: Ko Phi Phi Don.
Ao contrário da anterior, nesta podemos pernoitar, há vários bares, restaurantes, hotéis. É uma ilha cheia de animação, adorada por uns e, por ter muita gente, odiada por outros.

Como já sabíamos que assim seria, escolhemos um hotel que nos isolasse um pouco da confusão, pois já tínhamos estado em Phuket e, agora, queríamos descansar um pouco. A viagem já ia longa, muitos quilómetros percorridos, muito suor derramado. Só queríamos ficar "de molho", a apanhar sol, comer bem e fazer massagens :) Ainda hoje me parece um bom plano. Daí que tenhamos escolhido um dos melhores resorts da ilha. Chama-se Phi Phi Island Village Beach Resort. Fica numa parte da ilha apenas acessível por barco, o que previne imediatamente as confusões. Só vai para ali quem fica hospedado naquele hotel.

Mas voltemos ao início. No dia anterior tínhamos ido fazer o cruzeiro a Ko Phi Phi Lee e quando regressamos, no final do dia, apercebi-me que tinha um escaldão. Mas um escaldão daqueles! Apesar de ter colocado protetor solar e de, no barco, ter estado sempre protegida, a verdade é que passei várias horas na água, ao sol. O pior eram as costas. Depois percebi o que aconteceu. Ao fazer snorkling ficamos com as costas totalmente expostas. Mas como estamos dentro de água não sentimos o calor. Posso-vos dizer que foi uma noite muuuuito complicada...

No dia seguinte acordamos cedo porque tínhamos que apanhar o ferry. Quando compramos o bilhete para o barco incluímos o transfer do hotel até à marina, para não estarmos preocupados com isso. Saímos cedo (como sempre) e apanhamos o primeiro ferry até Ko Phi Phi Don. Ia cheio. Na viagem, o barco faz algumas paragens, para que as pessoas possam ver, à distância, os spots mais importantes de Ko Phi Phi Lee. Temos que passar por lá para chegar à segunda ilha, por isso é simpático, para quem não faz o cruzeiro que nós fizemos, ter a oportunidade de tirar uma foto (ainda que de longe) à Maya Bay e afins.

Chegamos ao Tonsai Pier, o porto de Ko Phi Phi Don, no final da manhã. O ferry demora umas duas horas. Estávamos já com alguma fome e sabíamos que, assim que apanhássemos o barco para o hotel, não havia mais nada à volta e tínhamos que comer no resort. Por isso achamos melhor almoçar ali. Para sair do porto têm que pagar uma espécie de imposto local, que custa 20 baths (cerca de € 0,50). Fica bastante confuso porque os barcos chegam ao mesmo tempo e é muita gente, cheia de pressa, a tentar passar para o outro lado. Tenham calma, a praia chega para todos. Mais ou menos...

O porto é bastante animado, tem montes de restaurantes, lojinhas, agências a vender todo o tipo de excursões e cruzeiros. Ko Phi Phi Don é ideal para quem se quer divertir, beber uns copos e dançar. Há muitos "booze cruises", ou seja, festas em barcos com muito álcool e música. Mas também é possível o oposto. Só têm que escolher bem.

Enquanto atravessávamos o porto para ir almoçar, fomos deitando um olho aos preços dos barcos para nos levarem para o hotel. Iam desde os 200 baths (€ 5,00 por pessoa) aos 800 (€ 20,00) como nos chegaram a pedir. Percebemos logo que aquilo não ia ser fácil e que tínhamos que ter muito cuidado para não sermos enganados. Acabamos a almoçar numa pizzaria, que o nosso estômago precisava de um descanso da comida asiática.

Na volta para o porto vimos um senhor com uma t-shirt com o nome do hotel. Fomos falar com ele. Perguntámos se nos levava e quanto custava. Confirmou a nossa reserva, deu-nos uns guarda-chuvas para nos protegermos do sol e disse que não era nada. Ficamos maravilhados, isto sim, era classe!
Esperamos uns dois minutos e chegou o nosso barquinho. São os chamados long tails, os barcos tradicionais da tailândia, que vemos em todas as fotografias. Normalmente são decorados com flores e fitas coloridas na proa. São pequenos, cabem umas 6 a 9 pessoas, no máximo. Conseguem chegar mesmo até à praia.

Lá fomos os 4, naquele barquinho lindo, percorremos quase toda a costa Este da ilha e chegamos ao nosso hotel. O long tail atracou na praia, vieram-nos buscar as malas e a nós e levaram-nos para uma sala ao ar livre, virada para o mar. Trouxeram-nos uma bebida fresca e mandaram-nos aguardar. Fizeram o check in e atribuíram-nos os quartos. Depois veio um empregado do hotel, com um daqueles carrinho de golf, para nos levar aos bungalows. Foi super giro e percebemos que o resort era enorme.

O nosso bungalow por fora parecia, apenas, uma casinha de madeira. Por dentro, esqueçam. Um quarto magnífico, com uma casa de banho fantástica e uma espécie de closet. Fiquei maravilhada. Depois de nos instalarmos fomos logo para a piscina maior, beber uns cocktails e marcar as massagens para o dia seguinte. Não podia perder a oportunidade de fazer a verdadeira massagem tailandesa. Ficamos o dia todo entre as piscinas e a praia que se desenrolava à nossa frente e não tinha fim. À tarde a maré vazou e pudemos ir passear pela água até bem longe. Terminamos o dia na piscina mais calma, nas espreguiçadeiras dentro de água, a ler um livro e a dormitar. Que bem que me soube. A tranquilidade era fabulosa.

Jantamos no restaurante tipo buffet, um dos vários que o hotel tem. Estava tudo delicioso. Ficamos mais um pouco à conversa, no lounge, mas estava na hora de ir dormir. O pior foi encontrar o quarto outra vez. Andamos um pouco perdidos, com os telemóveis a fazer de lanterna e, eu confesso, cheia de medo que me aparecesse um bicho gigante qualquer, ali quase no meio da selva... Depois de algum tempo lá encontramos os nossos bungalows.

No dia seguinte de manhã tomamos um pequeno almoço maravilhoso, cheio de fruta fresca e coisas boas, e ainda deu tempo para dar um mergulho na piscina antes da massagem. Fizemos uma das tradicionais. Ainda me doíam imenso as costas por causa do escaldão, mas olha, tinha que ser. O local era fantástico: mesmo em cima da praia para desfrutar da massagem enquanto te perdes no horizonte. Sais de lá completamente relaxada, com todos os teus ossinhos estalados, completamente "descomprimida". A massagista penteou-me o cabelo, fez-me massagem nas mãos, nos pés e na cabeça, para além das costas (onde me magoava a pele queimada de uma maneira atroz, mas depois soube bem).

Depois da massagem fomos para a praia, onde ficámos a descansar e a aproveitar o calorzinho bom daquela terra. Tínhamos que sair ao meio dia, mas não queríamos ir embora. Ficamos mesmo até ao último minuto, até já não dar mais. Trocamos de roupa numa das casas de banho exteriores e lá fomos nós, novamente no long tail até ao porto. Apanhamos o ferry de volta a Phuket e, daí, um transfer para o aeroporto. Estava na altura de nos fazermos ao caminho para o último destino.

Ficamos com muita pena de só lá termos passado um dia e meio e, se fosse hoje, tínhamos arranjado forma de ficar lá mais tempo. O hotel era fantástico, a praia maravilhosa e deu mesmo para recuperar as energias. Recomendo a toooooda a gente que queira descansar que fique neste hotel. É qualquer coisa...

Tonsai Pier

O nosso long tail

As flores e as fitas do barco

O resort visto do mar

O cocktail à chegada

O lounge (foto retirada de http://phiphiislandvillageresort.h-rez.com)

Arranjo de flores naturais no lounge. No dia seguinte já estava diferente!

A vista de cima (foto retirada do booking)

A vista da piscina maior (foto retirada do booking)

O nosso bungalow era muito semelhante a este (foto retirada do booking)

A casa de banho também era muito semelhante a esta (foto retirada do booking)

Caminhas boas na piscina mais pequena (foto retirada do booking)

Vista da piscina maior

Na piscina mais pequena, mas sempre dentro de água

A bela da massagem tailandesa...

A praia do hotel

Isto dá cá umas saudades e uma vontade de voltar... Ai, ai!
Próximo destino: Saigão (Ho Chi Minh)! Bora lá?
Até amanhã***

Pin It button on image hover