segunda-feira, 16 de outubro de 2017

# 14 - Diário de Bordo - Tailândia (Phuket e Ko Phi Phi Lee)

Oláááááá!
Hoje é dia de mais um episódio da rubrica Diário de Bordo. Continuamos a nossa viagem pela Ásia e hoje seguimos para um dos sítios mais paradisíacos onde já estive: a Tailândia.

Quando programamos esta viagem, a ideia inicial nem era passar pela Tailândia. O que queríamos muito visitar era o Cambodja e o Vietnam. Mas, depois de pensar um pouco e tendo em conta que seriam as nossas férias de Verão, quisemos fazer um pouco de praia. E perder a oportunidade de a fazer na Tailândia era, efetivamente, um desperdício. Tínhamos apenas 3 ou 4 dias livres por isso era preciso programar bem, sobretudo porque a nossa intenção sempre foi conhecer as ilhas Phi Phi.

Quando se chega ao sul da Tailândia, especialmente vindos do Cambodja ou do Vietnam, rapidamente percebemos que a vida ali é melhor. As motas diminuem consideravelmente e os habitantes locais já se deslocam em carros. As pessoas têm um ar mais cuidado, já vestem roupas com melhor qualidade, os restaurantes têm melhor aspeto, tudo, no geral, parece melhor, mais virado para o turismo.

Phuket, mais concretamente Patong, onde ficámos, é como o Algarve nos anos 90. Muito turística, preços inflacionados (obviamente que mais baratos do que na Europa, mas muito mais caros do que nos dois países vizinhos onde estivemos), uma tentativa de parecer muito moderna, mas ainda perdida no tempo e atrasada uns 20 anos. Ficamos com receio de ver muita prostituição, uma vez que a Tailândia é um destino de turismo sexual por excelência. Mas, apesar de termos visto uma ou outra tailandesa com senhores brancos mais velhos, não presenciamos nada chocante, como crianças ou grupos. Felizmente.

O nosso hotel era bastante agradável, tinha uma piscina ótima e ficava perto da praia. Mal chegamos lá, começamos logo a ver as opções de cruzeiros para  Ko Phi Phi Lee (a ilha mais pequena e onde não se pode pernoitar) pois, Phuket seria, apenas, um local de passagem. A ideia era fazer o passeio no dia seguinte e no terceiro ficar a dormir em Ko Phi Phi Don. Escolhemos o Phi Phi Sunrise Cruise da empresa "The Beach Seatrips". Não foi o mais barato que vimos, mas foi o que nos pareceu melhor. Implicou sairmos do hotel às 5h00 da manhã, dado que o objetivo era ver o nascer do sol no mar e chegar a Maya Bay antes dela se encher de gente, mas valeu bem a pena.

Foram-nos buscar ao hotel, levaram-nos para a Marina de Phuket e tomamos lá o pequeno almoço. Depois fomos encaminhados para o nosso speed boat, colocaram os nossos sapatos numa caixa e só os devolveram no final. A primeira paragem foi a Maya Bay. Foi lá gravado o filme "A Praia" com o Leonardo DiCaprio e, realmente, não foram necessários efeitos especiais para transformar aquilo num paraíso. Deviam ser umas 7h da manhã quando lá chegamos. O sol já queimava e a água era incrivelmente transparente e quente. Estávamos rodeados de vegetação, de montanhas verdes. E o melhor: fomos o primeiro barco a lá chegar. Não estava mais ninguém na praia! Foi simplesmente maravilhoso. Fomos à parte de trás da baía, Loh Samah Bay, um view point para tirar fotos fantásticas, e depois entramos na água mais límpida e incrível que já vi. E aí ficámos até nos mandarem voltar a entrar no barco.

A crew era muito simpática e prestável, sempre animada, a fazer piadas, a orientar-nos, a tirar fotos e a fazer vídeos. Todos muito jovens mas muito competentes. Havia água e refrigerantes à disposição, batatas fritas, frutas e bolachinhas. Não faltava nada. A paragem seguinte foi na Pileh Lagoon, onde pudemos saltar do barco e nadar na baía. A água era cristalina, à nossa volta só o sol, os pássaros, os peixes e verde, muito verde. Não sei bem quanto tempo ficamos ali, mas foi espetacular.

Seguimos caminho com pequenas paragens, especialmente para tirar fotos, na Viking Cave e Monkey Beach. Na praia dos macacos não dá para parar porque eles são agressivos, por isso só os pudemos ver do barco. A malta atirou-lhes bananas e era vê-los a saltar das árvores e a mergulhar para as apanhar. Por fim, antes de almoço, foi tempo de fazer snorkling. Deram-nos as máscaras e as barbatanas, indicaram-nos por onde podíamos andar e foi mágico. Já tinha feito algumas vezes, em Ibiza e Malta, mas aqui foi efetivamente diferente. A quantidade de corais e peixes de todos os tamanhos e feitios era inacreditável. Por mim, passava horas naquilo, mas tínhamos que ir almoçar.

Paramos numa ilha, num restaurante privado e pudemos almoçar em cima da praia. Não estava lá mais ninguém, além de outro barco da mesma empresa. Dava tempo para comer, descansar e voltar para a água. O calor era incrível e nós só queríamos estar dentro de água. Quando saímos do almoço foi possível fazer snorkling, mais uma vez, noutro sítio. Mágico. Por fim, e antes de voltarmos ao hotel, parámos na Bamboo Beach. Estão a ver aquelas praias de areia completamente branca, água estupidamente azul e o infinito à vossa frente? Pronto, isso era Bamboo Beach. 

Fiquei boquiaberta com esta praia, tal era a sua extensão, a cor da água e a calma que se vivia. Por isso é que adoramos este cruzeiro: por sair mais cedo que os outros, chegava primeiro aos locais e conseguíamos aproveitá-los sem grandes confusões. Valeu todos os tostões que pagamos por ele, sem dúvida!

Já de volta a Phuket, terminamos o dia em grande e fomos comer lagosta e camarão tigre, à rei! Ahahahah. Bem mais caro que nos outros dois países, mas bem mais barato que aqui. A zona de animação de Patong Beach está cheia de bares e restaurantes e, ainda, casas de animação noturna... vá, chamemos-lhe assim. Há os famosos shows de "ping pong", streaptease e todas essas coisas. Nas ruas há imensos salões de massagens, com as meninas todas cá fora a chamar a malta lá para dentro. Vi, em muitas delas, um letreiro na porta que dizia "no sex". Fiquei curiosa quanto às que não diziam nada...

No dia seguinte rumamos a Ko Phi Phi Don, mas acho que isso terá que ficar para o próximo episódio, que este diário já vai longo e vocês devem estar fartos de me "ouvir".
Fiquem com algumas fotos, não se roam de inveja e eu vou ali para um canto chorar de saudades e sonhar que ainda lá estou...!


Patong Beach - Phuket - Final do dia

O FCPorto é o maior, mesmo na Tailândia :)

A zona de diversão noturna

Os bares com as meninas a dançar em cima do balcão

Ronald McDonald tailandês!

O nascer do dia a caminho de Ko Phi Phi Lee

Maya Bay

Maya Bay

A vista de Loh Samah Bay

Pileh Lagoon

Pileh Lagoon

Viking Cave

Monkey Island

Monkey Island

Snorkling time!




O restaurante privado onde almoçamos

A praia desse restaurante e o nosso barco

Bamboo beach

Ai Tailândia, Tailândia... Posso voltar já?
Até amanhã*** 

1 comentário:

Pin It button on image hover