quarta-feira, 31 de maio de 2017

Como combinar cores?

Olá malta!
Hoje vou tentar ajudar-vos com o que considero ser uma das maiores dificuldades quando conjugamos um outfit: a combinação das cores. Sim, toda a gente sabe que esta e aquela cor ficam muito bem juntas, sobretudo se estamos a falar de preto e branco que, na verdade, não são cores, mas sim neutros.
Do que vos quero falar é das inúmeras possibilidade de conjugação de cores a sério: verde, vermelho, amarelo, azul, laranja, roxo, rosa e todos os aí no meio. E atenção, não confundir cores com tons: uma cor tem vários tons, do mais claro ao mais escuro, do mais pastel às mais garridas. Acho que ainda não vou contei (queria deixar mais para o final, mas, na verdade, também já não falta muito para terminar) mas estou a fazer um curso de produção de moda e styling na Fashion School. E foi lá que aprendi que, afinal, não é assim tão complicado conjugar cores. Aliás, muitas das combinações nós já gostamos e fazemos instintivamente, mas só com este estudo percebi o porquê.

Existem várias formas de usar cor: em looks integrais (monocromáticos), conjugando 2, 3 ou até 4 cores, isto sem contar com os neutros (bejes, cinzas, pretos e brancos e os outros entre eles). Quanto mais cores forem adicionadas ao coordenado, mais cuidado temos que ter para que elas conjuguem na perfeição. Na verdade, não existem grandes regras no que ao usar cores diz respeito, mas há um conjunto de orientações que tornam os looks mais harmoniosos e que, comprovadamente, funcionam!

É claro que existem vários fatores que podem (e devem) levar à escolha dessas cores, como o que efetivamente nos fica melhor, o que queremos disfarçar ou realçar, etc. Mas hoje vamo-nos só focar nas cores, ok?

Vou-vos dar algumas ideias, são apenas exemplos de possíveis conjugações, com diferentes estilos e peças, sendo certo que tanto se aplica a mulheres como a homens, ainda que todos saibamos que há uma maior resistência pela maioria dos boys em usar determinadas peças, estilos ou cores. De qualquer forma, já ficam com uma ideia.

Looks monocromáticos
 
Harmonia monocromática


Neste tipo de looks, o objetivo é escolher uma cor e mantê-la em todas as peças do outfit, isso não significa que não possamos brincar com as tonalidades, ou seja, nestes casos, o rosa e o azul mais claros e mais escuros. Apesar de termos só uma cor, o coordenado não fica minimamente aborrecido, não acham?

Looks com duas cores
 
Harmonia complementar

Vocês sabiam que amarelo torrado e roxo ficam bem (ou amarelo e lilás)? E verde e vermelho? Ah pois é! Aposto que não se lembrariam de conjugar estas cores. Mas lembrem-se, não precisa de ser tudo extremamente garrido. Vejam, no look vermelho e verde, temos um verde escuro ("tropa") e um verde claro ("água") combinado com um vermelho forte. É preciso equilibrar as tonalidade para não ficar too much, entendem?

Looks com 3 cores
 
Harmonia análoga

Neste exemplo temos a conjugação de 3 cores próximas: roxo, rosa e lilás, e amarelo, amarelo "torrado" e laranja. Aqui é difícil errar: é só pegar em 3 cores semelhantes e coordená-las entre si. Mais uma vez, pode ser um rosa forte ou pastel, um laranja garrido ou clarinho. Podem sempre jogar com as diferentes tonalidades.

Harmonia triádica

Neste segundo exemplo, já temos combinações mais arrojadas: amarelo, azul e vermelho, e verde, lilás e laranja. No primeiro look têm dois tons de azul, um mais claro e um mais escuro. Como o vermelho é forte, deixei o amarelo mais suave. No segundo, temos um vestido verde muito dominante, pelo que optei pela conjugação de duas cores em tons pastel, para suavizar o coordenado.

Harmonia complementar dividida

Na terceira opção, temos a conjugação de amarelo, verde e rosa, e roxo, laranja e azul turquesa. No primeiro look, o vestido assumiu o protagonismo naquele rosa fúcsia, pelo que as demais cores foram relegadas para segundo plano. É sempre importante escolher uma cor dominante e "esbater" as demais. No segundo look, já temos ali uma concorrência entre o laranja e o roxo, os dois tons mais fortes, tendo a terceira cor ficado mais esbatida, para não criar um choque com as demais. 

Looks com 4 cores

Harmonia complementar dupla

Aqui é que a história começa a complicar-se, quando temos ou queremos usar 4 cores. Mais uma vez, definam o "artista principal" e construam o coordenado à volta dele. No primeiro look temos um macacão vermelho alaranjado e um casaco rosa choque (não se esqueçam que o vermelho e o rosa estão suuuper em alta!) pelo que os demais acessórios tinham que ser mais discretos. O verde lima e o azul turquesa surgem, assim, em tons claros e pastel. No segundo look, temos o laranja e o vermelho como cores dominantes, e os azuis como tons complementares.


Harmonia rectangular

Neste segundo exemplo temos um look todo ele mais esbatido e um com cores fortes. No primeiro, a mistura é entre o lilás, o turquesa, o amarelo e o vermelho alaranjado. Mantendo os tons claros é fácil encontrar a harmonia entre as cores que queremos usar. No segundo, o azul, o rosa, o verde lima e o laranja são bem mais garridos do que as cores do primeiro look, mas complementam-se igualmente bem. 

Obviamente há toda uma "ciência" por trás destas combinações de cores e, tal como vos disse acima, a harmonia delas está já comprovada. Isto vai lá com o tempo, mas já ficam com a certeza que, conjugando estas cores conforme vos mostrei hoje, não vão errar de certeza!

Espero que tenham gostado e que, amanhã, já andem por aí todas coloridas e harmoniosas! :) Fico à espera dos vossos comentários!
Até amanhã***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover