quarta-feira, 19 de outubro de 2016

# 5 - Diário de Bordo: Amorgos (dias 11, 12 e 13)

Bom dia alegria!
Tudo pronto para mais um episódio da rubrica "Diário de Bordo"? Ainda continuamos por terras gregas, mas já partimos para a última ilha. Um destino menos conhecido chamado Amorgos. Bora lá?

"A viagem pela Grécia estava quase a chegar ao fim. Já tínhamos passado pelas grandes atrações turísticas e restavam-nos, agora, dois locais a visitar. Nenhum deles é tão conhecido como Atenas, Mykonos ou Santorini, mas posso-vos dizer que valeram bem a pena.

O primeiro deles foi uma pequena ilha chamada Amorgos. Foi-nos sugerida por uma amiga grega que estava encantada pela sua beleza natural, para calmaria das suas praias, pelos seus territórios menos explorados.

Chegamos de ferrie, como sempre, e aí começou o nosso primeiro desafio. A ilha era tão pequena que os autocarros passavam com mais de uma hora de intervalo entre eles... Tivemos que esperar uma hora e tal até ele chegar, mas depois deixou-nos praticamente à porta do apartamento. O estúdio que arrendamos ficava virado para o mar, com um terraço espetacular, uma vista desafogada para a enseada. A praia era de areia fina e clara, ladeada por um conjunto de cafezinhos e restaurantes com ar familiar.

Na zona em que ficámos instalados percebemos que existia uma comunidade muito gira, em que os turistas e os habitantes locais conviviam animadamente, como quem nunca deixa de se ver durante o ano. Eram, claramente, turistas habituais, que provavelmente até tinham casa na ilha e encontravam-se ali, ano após ano, para passar um bom bocado e rever os amigos de sempre.
Era uma espécie de comunidade hippie, onde encontrávamos restaurantes vegetarianos e vegans, lojas de roupa de algodão orgânico, produtos biológicos, todas essas coisas. As pessoas eram super simpáticas e prestáveis, mas sempre ao estilo grego, claro. Ou seja, primeiro pareciam aborrecidos contigo, mas depois ajudavam-te no que precisasses. Só não esperem ver dali um sorriso… Isso já é pedir muito à maioria das pessoas.

Durante o dia pouca coisa se passava e, à noite, não mudava muito. Foi ótimo para descansar, recuperar forças e acalmar a euforia dos lugares por onde tínhamos passado, completamente apinhados de turistas. Aqui não havia filas, aglomerados de pessoas, barulho ou confusão. Era possível ver o pôr do sol sentada na praia, só a ouvir o barulho das ondas. Foi espetacular. Ah e descobrimos o gosto pelo gamão, um clássico jogo grego, ao qual nos dedicamos por algumas horas, como verdadeiros nativos!

Numa das noites fomos jantar ao centro da ilha. Apanhamos um autocarro, óbvio, e lá fomos pela estrada completamente escura e cheia de curvas, sem proteção lateral, com escarpas gigantes e o mar negro lá em baixo. Metia medo ao mais intrépido dos viajantes…

Chegamos ao centro e era lindo! Estava um frio desgraçado (pois ficava bem lá no alto e o Verão estava quase quase a acabar) mas ainda bem que fomos. Ruas estreitas e branquinhas, ladeadas por lojas de artesanato e restaurantes de comida típica, feita com ingredientes unicamente existentes na ilha. Comemos bem, bem, bem! Mas não nos podíamos atrasar porque, se perdêssemos o autocarro para voltar, não sei como iríamos fazer. Chegamos à estação, mas ainda não havia sinal do autocarro. Para fugir ao frio entramos num bar ali ao pé e, de repente, começa um mini concerto. Não percebi uma única palavra mas a música era espetacular! Adorei aquele bocadinho, tão bom e tão inesperado… Quando saímos para ver se o autocarro estava a chegar, deparamo-nos com o céu mais estrelado que já vi na minha vida. Estava escuro como breu a toda a volta e, de repente, milhões de pontos de luz sobressaíram no céu negro. Que visão maravilhosa…

Foi o destino ideal para ganhar forças para o que aí vinha: não só o fim das férias, com um último destino desafiante a nível físico, como a volta ao trabalho após três semanas sem pensar nele. Fiquei muito contente por lá ter ido e adorei conhecer mais um pedacinho grego. Recomendo a quem procura um lugar calmo, com pouca gente, para descansar, apanhar sol e comer bem =)"

No próximo episódio vamos até Meteora, uma cidade no interior da Grécia continental.
Até amanhã***

Pin It button on image hover