terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Nos cinemas - #2

Bom dia e boa semana!
Estamos de volta com a nova rubrica sobre cinema e, desta vez, venho falar-vos de um dos preferidos na corrida dos Óscares: The Revenant - O Renascido. Nomeado para 12 categorias (melhor filme, realizador, ator, ator secundário, fotografia, efeitos visuais, montagem, guarda roupa, caracterização, design de produção, edição e mistura de som) parece-me que vai ser um dos grandes vencedores da maior noite de entrega de prémios do ano. Mas, por mim, não ganhava o de melhor filme...

 

Ora bem, por onde começar... este filme, inspirado em factos reais, conta a história de Hugh Glass, um explorador e comerciante de peles que, durante uma expedição, é atacado por um urso e deixado para morrer pelos seus companheiros. No entanto, Glass sobrevive e procura, sozinho, o caminho para casa.
São três horas de filme. TRÊS horas... É demasiado tempo, o filme é parado e lento em vários momentos, chegando a existir diversas cenas em que não há um diálogo, uma única frase trocada. 
É um filme agressivo visualmente, não só o ataque do urso (de que já todos ouviram falar) mas várias outras cenas, em que nos permitimos olhar para o lado para não ter que encarar a brutalidade do que se está a passar no ecrã. Causa instantaneamente uma reação a quem assiste o que só pode significar que está bem feito.
É, para mim, um filme muito bem realizado. Percebe-se que a grande estrela não é o Leonardo DiCaprio mas sim o Iñárritú: o filme serve para que ele possa demonstrar tudo o que sabe fazer. E fá-lo muito bem, pelo menos parece-me (não percebo se tecnicamente está perfeito). Tem efeitos diferentes, originais, que não esperava ver e que me surpreenderam pela positiva. Acho que o Óscar para ele está garantido mas para o filme, já não tenho tanta certeza...
O desempenho do Leonardo DiCaprio é, simplesmente, excecional mas eu sou das pessoas que acha que a Academia só pode ser parva por ainda não ter dado um Óscar ao homem. Já devia ter ganho com o "Lobo de Wall Street" mas, este ano, será simplesmente escandaloso se não ganhar. Nem tanto por este filme em si (que se nota que foi extremamente complicado e desafiante) mas por toda a sua carreira até aqui. E o seu papel como Hugh Glass é só mais uma prova da sua genialidade.
Tom Hardy, como ator secundário, é uma personagem essencial e muito bem intrepretada pelo ator. É incrível a capacidade que tem de se transformar (é o Mad Max!!) e de raramente fazer algo mau.
O filme tem imagens de paisagens que são de cortar a respiração. Parece um documentário pois percebemos que aquilo não foi gravado num estúdio, os atores estão mesmo lá, na neve. Mas o argumento é extremamente fraco. Não há muita história ali, tudo espremido dá meio copo de sumo aguado. Tanto é que nem está nomeado para essa categoria. 
E como, para mim, o Melhor Filme tem que ser aquele que se destaque nas três principais categorias, ao mesmo tempo (atores, argumento e realização), o The Revenant - O Renascido não devia  ganhar aquele Óscar. 
Não posso dizer que não recomendo, porque, no geral, acho que é um filme muito bem feito. Mas é um pouco aborrecido. E grande. 

Nota final: 3,5 estrelas (em 5)

Quem já viu? O que acharam? Contem-me tudooooo!
Até amanhã***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover