terça-feira, 13 de outubro de 2015

# 45 - Road to Happiness (Parte II)

Bom dia malta!!!
É verdade, estou de volta! Já casadíssima, claro =) Mas não é por isso que vamos deixar de ter a nossa rubrica Road to Happiness. A estrada da felicidade continua, o casamento foi só o primeiro passo. Durante as próximas semanas vou contar-vos tudo o que se passou nos dias que antecederam o Big Day, as emoções e peripécias do grande dia e as histórias da lua de mel.

"Estávamos na semana do casamento quando o noivo foi batizado. Foi na segunda-feira. Na terça-feira fomos à Sé entregar a documentação do batismo para juntar à do casamento. Chegaram à conclusão que faltava ali uma declaração de estado livre. E o que é isso, perguntam vocês? O noivo precisava que duas testemunhas (os pais, por exemplo) confirmassem que entre os 14 anos (idade núbil) e os 32 (idade com que se batizou) o noivo não tinha sido casado por qualquer religião. E essa declaração teria que ser tomada pelo padre da paróquia da nossa residência. Fomos buscar a declaração aos pais do noivo e corremos para o Carvalhido, a paróquia da residência. O padre foi excelente e rapidamente completou o processo. Tínhamos, agora, que o levar novamente à Sé para que fosse aprovado. O problema é que a secretaria da Sé só funciona das 14h às 17h por isso já não fomos a tempo de lá ir na terça-feira. Quarta-feira lá estávamos com a documentação toda. Entregamos na secretaria e recebemos um "hhuuummmm, não sei se está bem assim, vamos ver...". Mais de uma hora de espera depois lá confirmam que está tudo ok e que, agora, teríamos que entregar o processo na paróquia da Vitória, a dos Clérigos. Chegamos lá, entregamos a documentação e o secretário fez-nos a pergunta de um milhão de euros: "quando é o casamento?" e nós dissemos "sábado!". O olhar na cara do secretário foi de pânico. Um pânico total que nos contagiou de imediato. "SÁBADO?? ESTE SÁBADO??" Sim, este sábado, respondemos nós. A resposta que recebemos foi uma das piores coisas que eu já ouvi na vida: "não sei se vai haver casamento no sábado"! Pensei que ia morrer! Para verem o quanto estávamos atrasados, na secretaria da Vitória estavam a tratar dos processos de casamento que iam ocorrer em Março de 2016! E nós chegamos lá com 3 dias de antecedência.... Portanto, felizmente, o pároco da Vitória atendia os noivos às terças e quintas, por isso, no dia seguinte tínhamos que estar lá às 18h para uma reunião com ele, para que fosse autorizado o casamento, aprovado o processo, elaboradas atas e toda essa burocracia. No final desse dia perguntámos ao secretário (que era um amor de pessoa!) se nos podia garantir que o casamento ia acontecer. E ele disse que não nos podia garantir isso, que ia depender do humor do padre Jardim, basicamente.
Fomos para casa num pânico total. Era impensável que não se realizasse o casamento no sábado. Estava tudo pronto para isso acontecer! Nem sequer era uma hipótese! Que nervos, meus amigos, que nervos! Aproveitei o final do dia e lá fui oferecer os ovos a Santa Clara na Igreja do Bonfim. Aos pés da Santa tinha um cesto já com alguns ovos, por isso foi fácil para mim que não sabia bem o que havia de fazer quando lá chegasse.
Na quinta-feira de manhã tínhamos que ir à Quinta entregar tudo o que precisávamos que fosse acrescentado à decoração e à tarde eu tinha que ir à prova final do vestido. Sim, porque na terça-feira à noite ligaram-me da loja a dizer que ele ainda não estava pronto e que era melhor ir lá na quinta e não na quarta. Fomos à Quinta, tratamos de tudo lá mas o noivo tinha que voltar rapidamente para não chegar atrasado à reunião com o padre Jardim. Entretanto a minha mãe e a minha irmã estavam por Braga, o noivo deixou-me com elas e veio a voar para o Porto. Obviamente eu nem queria saber do vestido para nada, só queria que ele me mandasse uma mensagem a dizer que o casamento não estava em perigo. Fiz a prova do vestido, estava perfeito, tal é qual como queria. Mas confesso que não conseguia pensar em mais nada. Quando estava a sair da loja ele ligou-me a dizer que tinha corrido super bem a reunião e que, obviamente, o casamento estava de pé!! Que susto!! Já podíamos respirar de alívio! Que stress que foram estes dois dias, nem imaginam!
Entretanto tratamos dos últimos pormenores, acabamos os cestos do arroz e das pétalas, o kit SOS, imprimimos os missais e tratamos dos mapas com as indicações para a Quinta. Como não sabíamos como unir as folhas dos missais, eu tive a brilhante ideia de os cozer à mão, como os livros antigamente  eram feitos. Então passei horas e horas a cozê-los... Mas ficaram bonitinhos =) Sexta de manha fomos buscar as pétalas à florista, acabamos os cones e entregamos tudo ao protocolo de igreja: os cestos, garrafas de água e bolinhos para receber as pessoas na igreja. Eu não vi como ficou tudo, mas acho que estava um máximo. Espero ter fotos para vos mostrar tudo, rapidamente. 
Limpamos a casa, arrumamos tudo, fizemos os pagamentos em falta, colocamos dinheiro em envelopes para pagar no próprio dia a algumas pessoas, confirmamos tudo. Eram 22h quando o noivo saiu de nossa casa para os pais dele. Depois apareceu a minha mãe com as roupas dela, da minha irmã e das minhas sobrinhas porque iam-se todas preparar lá em casa, tal como as damas de honor.
Meia noite estava na cama, pronta para dormir, com o coração acelerado e a ansiedade a crescer. Não estava nervosa, sabia que estava tudo pronto, tudo organizado. Confiava nas pessoas envolvidas, nos profissionais contratados e sabia que o noivo ia estar lá à minha espera. Por isso, tudo estava bem. Fechei os olhos e dormi até ao dia seguinte. Quando acordei, ia casar! Mas isso é história para o próximo capítulo... =)"


Os cones feitos com naperons!




Os cestos personalizados com a mesma fita dos convites e as nossas iniciais (feitos pela mamã!)

Os cones nos cestos tombavam, por isso tive que fazer um entrançado com fio de pesca, no fundo dos cestos, para eles se manterem em pé. Foi um desafio =)

Uma foto do Big Day para aguçar a vossa curiosidade!

Para a semana conto-vos tudo o que se passou no grande dia, com alguns contratempos à mistura que levaram a um pequenino atraso da noiva... Ups! =) Mas não mudava nada desse dia e isso é que importa. 
Até amanhã***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover