terça-feira, 16 de dezembro de 2014

#7 - Road to Happiness

Olá olá olá!
Hoje o post, como não podia deixar de ser, tem o cheirinho a casamento que já vos é familiar nas terças feiras. Como certamente têm seguido, já falamos aqui do pedido, dos preparativos, do fotógrafo, da lua de mel, do ramo e do penteado. E a nossa querida Sofia tem-me ajudado a levar as palavras mais além através do seu fantástico e fofo blog, o Cotton Dreams. E hoje não vai ser exceção: temos um acessório misterioso à espera de ser levantado. Já adivinharam qual é o tema de hoje? Não? Então já sabem o que têm que fazer... =)

"Há uns tempos perguntaram-me: vais levar véu? E eu não fazia ideia se o queria levar ou não. Acho que ainda nem tinha pensado nisso... Mas depois de tentar responder a essa pergunta, seguem-se uma série de questões novas, como: curto ou comprido? Liso ou com detalhes? Como o vais prender? Quando penso numa noiva, efetivamente, ela tem um véu... Mas será que eu quero um para mim?
Antes de tomar uma decisão, decidi ir investigar a origem deste acessório tão comum nas noivas e cheguei à conclusão que ele teve muitos significados diferentes ao longo do tempo. Na Grécia antiga, o véu era utilizado para afastar o mau olhado e os pretendentes indesejados. Na Idade Média, o véu passou a ser uma parte do vestuário feminino e era um sinal de riqueza: quanto maior o véu, maior a riqueza. Por outro lado, as mulheres nobres queriam-se pálidas para contrastar com as trabalhadoras que tinham a pele queimada pelo sol. Daí que o véu também servisse para as proteger da luz solar. Na religião católica o véu sempre foi associado à ideia de pureza e virgindade, dado que nas representações da Virgem Maria ela aparece sempre de véu. Nalgumas culturas o véu significa mesmo a passagem da infância para a idade adulta e, quando usado no casamento, a passagem da vida de solteira para a de casada.
Para além de todo o simbolismo de que este acessório se reveste, é indubitável que o véu é a peça que mais distingue a noiva das demais convidadas (obviamente, o vestido branco comprido também ajuda, mas já se sabe que há convidadas para todos os gostos... Livrem-se meninas!!). Ele confere à noiva um toque de romantismo, dá-lhe um ar misterioso e transforma-a numa verdadeira princesa. Gosto muito dos véus adornados com rendas, bordados ou pedraria. São o melhor acessório para uma noiva, sem dúvida. E ainda podem servir, nos casamentos religiosos, para a noiva tapar os ombros (normalmente descobertos) enquanto está na igreja, por uma questão de respeito.
Acho que já perceberam: the veil is on! Borá lá, agora, descobrir O véu... Talvez depois de escolher O vestido seja mais fácil. Porque, para já, não me parece uma tarefa simples..."


Anna Campbell 2015

Elie Saab para Pronovias collection 2015

Pronovias collection 2015

Reem Acra fall 2015

Rosa Clará 2015

St. Patrick 2015
Até amanhã***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover