terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Conheces bem a ZARA?

Olá a todos!
Que tempo é este, minha gente? A chuva não para de cair e já ninguém a aguentaaaaaaaa! Nunca mais chega o sol e o calorzinho primaveril, nunca mais deixamos as botas e os casacões de lado... 
Bem, enquanto vamos sonhando com as roupas esvoaçantes da próxima estação, venho falar-vos de uma das minhas lojas preferidas: a Zara. Toda a gente conhece esta marca que tem evoluído bastante ao longo dos tempo e, na minha opinião, para melhor. 
Os modelos seguem cada vez mais as tendências fixada pelos grandes estilistas internacionais, as peças são cada vez mais diversificadas mas com menos exemplares para dar uma ideia de maior exclusividade.
As lojas desorganizadas e confusas têm dado lugar a pequenas boutiques, mais elegantes e seletivas.
Mas este império não se fez assim, de um dia para o outro. Lembro-me de a Zara ser um exemplo nas minhas aulas de economia na faculdade. Por isso vou-vos contar alguns segredos do sucesso desta marca.



– O êxito da Zara deve-se a dois elementos muito simples: dar aos clientes aquilo que eles querem, e depressa. 
– Há quase 2 mil lojas Zara em todo o mundo. 
– À Inditex pertencem também marcas como Stradivarius, Bershka, Pull & Bear, Massimo Dutti, Uterque e Oysho, para além da Zara Home, claro. 
– Há dois modelos de produção: o tradicional parte do desenho das peças para a produção, daí para as lojas e para os clientes. O modelo Inditex começa nos clientes, depois ouve as lojas, daí parte para os desenhadores de tendências, e depois para a produção.
– A primeira loja do criador da Zara chamava-se Goa. A primeira coisa que fabricaram foi uma alcofa para bebés, mas Ortega percebeu que as suas clientes ficavam de olhos esquecidos nos robes de outra loja e decide fazê-los também. Inovação: fixou o preço não segundo os custos de confeção, mas segundo a quantidade de peças que pretendiam vender. Além disso, tinham um bom corte e entregas rápidas. 
– A primeira loja Zara abriu em 1971. Ficou Zara, porque o nome escolhido, Zorba, já estava tomado. 
– Ainda hoje, o enorme quartel general da Inditex fica na Corunha, no sítio onde nasceu a primeira Zara. Propuseram a Ortega levar a companhia para a Holanda, mas desta vez o coração falou mais alto que o lucro.
– A princípio, a produção era assegurada por cooperativas de mulheres galegas. Isso assegurava mão de obra a preços competitivos à porta da fábrica. Hoje são ainda muitas as mulheres que trabalham para a Inditex em manufacturas, mas a produção está a desviar-se cada vez mais para os países em desenvolvimento, onde os custos são menores: uma operária recebe na Galiza quase cinco vezes mais do que uma em Marrocos...
– O trabalho que é feito nas manufacturas é a junção das peças previamente cortadas, que não pode ser feito por máquinas. Quando as peças estão montadas, voltam aos armazéns para engomar, empacotar e etiquetar.  
– O sistema de produção tradicional precisa de mais de 300 dias desde o desenho de um modelo até que chegue às lojas, o que resulta em duas coleções fixas por ano. O modelo Zara parte de uma coleção fixa de básicos (60%). Os restantes 40-50% são peças de oportunidade, substituídas de quinze em quinze dias ou mesmo duas vezes por semana: a rapidez de produção e distribuição faz com que seja possível disponibilizar peças novas ou ‘emendar a mão’ numa coleção. 
– Existem ‘laboratórios’ ou ‘lojas-piloto’ onde os modelos, antes de chegarem às lojas, são ‘testados’ milimetricamente.
– Como saber o que as pessoas querem? Vendo e ouvindo. Há ‘olheiros’ espalhados pelos países criadores de tendências – Itália, França, Japão e Estados Unidos – que vão às passerelles, estudam tendências, visitam as lojas da concorrência. Mas, mais importante que tudo, sentam-se nas ruas mais movimentadas para verem o que o público-alvo tem vestido.
– A Zara também está em contacto com aquilo que as clientes de cada loja preferem: sabe o que as mulheres vestem em cada bairro de Paris ou Lisboa. Assim, coloca ou retira peças consoante a aceitação das clientes. 
– Os ‘designers’ da Zara criam em média três peças de roupa por dia. Apesar de ser uma marca ‘fast-fashion’, não se limitam a ‘copiar’ o que veem nas passerelles. Conseguem recriar as peças e dar-lhes um ar de moda.
– Os armazéns são altamente computorizados. Há uma máquina com capacidade para empacotar e distribuir oitenta mil peças por hora. 
– Um dos segredos é a ‘Regra das 48 horas’: ou seja, nenhum produto pode levar mais de 48 horas a chegar às lojas.de todo o mundo. 
– 51% da produção total é feita em Espanha, Portugal e Marrocos, e o resto no resto do mundo…
in activa.sapo.pt
E tu, sabias isto tudo?
Atá amanhã***

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