quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Nos cinemas - #4

Olá malta!
Hoje vamos novamente falar de cinema! Como vai essa visualização dos candidatos a Óscar? Eu já estou no quarto filme mas ainda me faltam bastantes... Não sei se os consigo ver todos até lá mas, à medida que for vendo, eu vou-vos dando um feedback, claro. Mais uma vez, relembro, é só a minha opinião de espectador. Vale o que vale =) 
Ora, o filme selecionado para hoje é "A Queda de Wall Street" (título originial "The Big Short").


Este filme relata-nos a crise financeira de 2007/2008 nos Estados Unidos. É uma história verídica, infelizmente, de quatro homens que anteciparam o colapso da economia americana e decidiram apostar na crise imobiliária, lucrando com ela.
À primeira vista, um enredo como este afasta muita gente porque parece ser um filme muito técnico, aborrecido, que fala sobre a crise. Mas quem o vai ver percebe que é muuuuito melhor que isso.
O filme convenceu-me, logo à partida, pelo elenco. Tinha a certeza que o Ryan Gosling, o Brad Pitt, o Steve Carell e o Christian Bale não iriam fazer uma porcaria. Era praticamente impossível. Com este conjunto de estrelas tínhamos, em princípio, uma vitória assegurada. E não me enganei!
O Christian Bale e o Steve Carell estão espetaculares. O primeiro numa versão louca, estapafúrdia, de um génio que não sai do escritório e passa o dia a ouvir música aos berros. O segundo numa versão muito mais séria do que estamos habituados mas igualmente brilhante. A dificuldade em lidar com a possibilidade de estar a contribuir para arruinar a vida das pessoas levam-no a uma crise de consciência que nos faz odiar todos aqueles que só vêem o lucro à frente e, especialmente, os corruptos.
Depois vem o argumento. Tinha tudo para ser um filme incompreensível sobre conceitos económico, aplicações financeiras e operações em bolsa, mas não é nada disso. Ou melhor, quando começa a ser difícil para o espectador comum acompanhar, o filme entra numa espécie de "vou-te explicar isto como se fosses muito burro". E é simplesmente brilhante. Conseguirem explicar, a quem não percebe nada do que se está a passar, jargões como collateralized debt obligation, rating, subprimes ou swaps é, para mim, um grande feito. Finalmente existe um filme de economia que todos conseguimos perceber. Está brilhantemente realizado, o toque de humor é perfeito, a forma como nos é apresentada a história está estupidamente bem conseguida.
É, talvez, o meu filme preferido dos candidatos a Óscar mas sei que não vai ganhar porque não é muito complexo nem (penso eu) tecnicamente arrojado ou diferente. É um ótimo filme e recomendo. Sem qualquer dúvida! E acreditem que saem de lá a perceber muito mais do que se passa à vossa volta e com a sensação "sou mesmo inteligente, pá!". 

Nota final: 4,3 estrelas (em 5)

Quem já viu, o que achou? Contem-me tudoooo!
Até amanhã***

2 comentários:

  1. Olá Daniela, estou a adorar essa nova rúbrica! Também com esse tempo só nos apetece ficar em casa a ver filmes e séries xD
    Adorei a sugestão da semana passada, o Spotlight a sugestão de hoje já assisti com o noivo e adoramos tb, mas é impossível não sentir aquela frustação por nada ser tido feito para responsabilizar aqueles que lucraram a sério com a crise de 2008 de afetou tantas vidas...

    ResponderEliminar
  2. Olá Monique! Ainda bem que esta rubrica está a ser do vosso agrado! Eu adoro cinema e espero, com isto, poder ajudar na altura de escolher que filme irão ver. Pelo menos já têm mais uma opinião. Quanto à Queda de Wall Street, sem dúvida que, no final do filme, ficamos revoltadissimos, sem perceber como é que praticamente todos se safaram impunes. Como sempre, quem se lixa é o mexilhão... Vamos esperar que as coisas comecem a mudar, ainda que lentamente. A verdade é que, em Portugal, já temos assistido a algumas condenações e/ou processos judiciais que não estávamos à espera e que, há alguns anos, teriam sido abafados. Vamos ter esperança! :)

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover