segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Doces de Natal light!

Bom dia alegria!
Estamos a um passinho do Natal =) Nesta quadra festiva, uma das coisas que mais fazemos é ... COMER! Loool! E que grande desgraça que é! Porque não há muitas receitas natalícias que sejam light, exceto o típico e obrigatório bacalhau cozido com batatas, por estes dias temos tendência a engordar um pouquinho (ou muito, depende dos casos!). E com a passagem de ano logo a seguir, não nos podemos descuidar para que o vestidinho nos continue a servir no dia 31, hihihi!
É por isso que hoje vos trago alguns exemplos de doces típicos mas confecionados de forma mais saudável, tentando manter o mesmo sabor bom e doce. 

Rabanadas assadas, em pão integral



Ingredientes:

1 chávena de leite magro
1 colher de sopa de xarope de baunilha
4 colheres de sopa de adoçante em pó para culinária
1 ovo
3 colheres de sopa de água
6 fatias de pão integral
1/2 colher de sopa de creme vegetal sem sal
1/2 colher de sopa de canela em pó

Modo de preparação:


Pré-aquecer o forno a 180º enquanto mistura o leite com o açúcar e o xarope de baunilha. De seguida, bata ligeiramente o ovo enquanto acrescenta suavemente a agua. O processo final será igual para todas as fatias de pão: passar pelo preparado de leite e de seguida no ovo, colocando num tabuleiro previamente untado com a manteiga vegetal. Leve ao forno entre 8 a 15 minutos e, quando prontas, decore as rabanadas com canela e, se desejar, algum molho.


Aletria Light
Ingredientes:

100g de aletria
100g de leite magro
75g de açúcar amarelo
2 gemas de ovo
Raspa de limão q.b.
canela

Modo de preparação:

Colocar uma panela com água a ferver e, quando fervida, adicionar a aletria durante cerca de 5 minutos. Noutra panela, coloque o leite com a casca de limão, o açúcar amarelo e a aletria previamente escorrida e deixe cozer. Quando pronta, adicione as gemas batidas e deixe cozer entre mais 2 ou 3 minutos e desligue o lume. Coloque num prato e decore com a canela em pó.

Bolo de abóbora integral


Ingredientes:

1 ovo
1 lata de abóbora cozida
2 chávenas de adoçante em pó para culinária
1 colher de chá de xarope de baunilha
2 chávenas de leite magro
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de farinha de aveia
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal refinado
1 colher de chá de canela

Modo de preparação:

Pré-aqueça o forno a 220º e prepare um tabuleiro com papel de manteiga. Misture numa taça a abóbora com o ovo, adoçante, o xarope de baunilha e o leite, e mexa lentamente. Junte as farinhas, o sal, o bicarbonato e o fermento e peneira para a mistura lentamente. Quando o preparado estiver homogéneo, preencha a forma e polvilhe com canela no topo. Deixe cerca de 20 minutos no forno e, por fim, sirva-o com uma decoração natalícia.

Azevias de grão no forno


Ingredientes:

Para a massa
250g de Farinha
2 colheres de sopa de margarina líquida
Sal
1 dl de água
Açúcar em pó
Para o recheio
250g de açúcar
1 dl de água
400g de grão cozido (conserva)
50g de amêndoa ralada
1 colheres de chá de canela
Raspa de limão ou laranja

Modo de preparação:

Aqueça a água. Deite a farinha numa tigela e abra uma cavidade para a margarina líquida, uma pitada de sal e a água. Mistura todos os ingredientes até formar uma bola.
Numa superfície, amasse a massa até estar macia e lisa. Cubra-a com uma tigela, previamente escaldada e deixe descansar durante a preparação do recheio. Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver em lume brando cerca de 5 minutos. Escorra e passe por água o grão. Num recipiente alto, junte as gemas e a amêndoa ralada, e triture tudo com a varinha até obter um puré liso.
Adicione a calda do açúcar e continue a bater com a varinha. Junte a canela, a raspa da  casca do limão ou da laranja e misture tudo. Caso seja necessário, deite tudo num tacho e leve a lume brando, sempre a mexer, até secar um pouco. Com recurso a rolo e farinha, estenda a massa o mais fino que conseguir. Recheia a massa com o preparado de grão, e corte as azevias em formas arredondadas. Coza-as no forno a 200°C, entre 15 a 20 minutos.

Bolo Rainha light


Ingredientes:

Para a massa
70g de adoçante para culinária
375g de farinha de trigo
125g de farinha de trigo integral
75g de margarina
10g de fermento de padeiro
2,5g de sal
50g de mel
3 ovos
0,5dl de vinho do porto ou rum (à escolha)
raspa de limão
canela
Para o recheio
175g de frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões)
225g de maça fresca fatiada

Modo de preparação:

Numa taça junte os seguintes condimentos: as farinhas, margarina, sal, mel, adoçante, dois ovos e a bebida alcoólica, e amasse até obter um preparado homogéneo. De seguida, adicione o fermento e mexa até a massa obter uma textura elástica. Envolva os frutos secos e a raspa de limão no preparado e deixe levedar cerca de 50 minutos. De seguida, bata numa taça o ovo restante e pincele a massa por cima, decorando com alguns frutos secos à escolha. Deixe repousar durante 30 minutos enquanto pré-aquece o forno a 180º. Colocar o preparado num tabuleiro com papel antiaderente no forno, ainda a 180º, durante cerca de 40 minutos. Decore com o Bolo Rainha com canela e adoçante em pó.

Retirado de Vogue.pt

Agora já podem comer docinhos sem peso na consciência (e na balança!).
Até amanhã***

2 comentários:

Pin It button on image hover