quarta-feira, 12 de junho de 2013

MUSE!!!

Olá olá olá!
Gostaram da viagem a Roma de ontem? :) Hoje ficámos mais perto, ali pelo Estádio do Dragão!
Eu sou fã, fã, fã dos Muse, sem dúvida uma das minhas bandas preferidas, se não A preferida. Sim, eles estão mais comerciais. Sim, eles já não soam exatamente ao que soavam. Sim, eles não deviam ter feito a banda sonora do Twilight... Mas ainda assim eu acho-os fenomenais!
Foi a segunda vez que os vi ao vivo, a primeira foi em 2009 no Pavilhão Atlântico. Lembro-me de ver em casa, através da Sic Radical, quando eles foram ao Rock in Rio e eu não pude ir porque tinha exame no dia seguinte e estava deprimidíssima!!
Mas em cada concerto crio uma certeza: eles são músicos brilhantes! A voz do Matt Bellamy é igualzinha à que ouvimos no cd. Não há cá modelações, arranjos especiais, nada. Ele canta mesmo assim. E não se pode dizer isso de muitos artistas atualmente. Tem um poder, uma segurança, uma sustentação das notas que eu considero invejável. A outra coisa que me maravilha sempre que os ouço é o facto de serem apenas 3 e parecerem uma verdadeira orquestra! Todos os sons são produzidos ao vivo e a cores, a harmónica é tocada em direto, o piano aparece vindo do nada e não esquecem o megafone para que a Feeling Good pareça diretamente tirada do álbum.
Os efeitos especiais são espetaculares! As projecções nos ecrãs gigantes são mil vezes melhores que os filmes 3D e nem sequer estávamos de óculos postos! Fogo é cuspido das chaminés e provoca uma onde de calor no público que sobe com o aumentar do ritmo dos acordes estridentes "à la Muse old school".
Confesso que o que gostei menos foi a "roleta" quando, entre New Born e Stockholm Syndrome, saiu a primeira. 
No concerto participaram, ainda, alguns figurantes: em Animals aparece um homem engravatado, símbolo do capitalismo e da ganância, que distribui dinheiro pelo público e no fim cai morto aquando de um mega disparo de notas falsas (eu apanhei uma!). Em Feeling Good surge uma mulher a trabalhar no escritório e a falar furiosamente ao telefone que corre pelo palco fora e agarra numa mangueira de gasolina, bebendo o líquido e regando-se com ele. Mais uma metáfora para os dias de hoje?
Por fim, depois de terem subido ao palco bandeiras de Portugal e cachecóis do F.C.Porto, eis que surge um robô de 5 metros de altura, ao som de The 2nd Law: Unsustainable. 
Guitarra partida, público ao rubro, corações disparados e já deixando muuuitas saudades, os Muse deixam o palco do Dragão naquele que foi, para mim, o melhor concerto do ano e talvez o melhor de sempre a que assisti. 
Acima de tudo, tendo em conta a diversidade de público e as diferentes sonoridades que a banda atualmente tem, acho que foi um concerto muito bem planeado, com músicas antigas e barulhentas (as minhas preferidas), com músicas novas e mais comerciais, com um bocadinho de tudo para agradar a todos. é assim que uma grande banda deve ser. E Muse foi :)
Deixo-vos com algumas imagens que consegui tirar, mas aviso já que a minha máquina fotográfica não é muito famosa...




















Para quem quiser saber, aqui fica a setlist! Divirtam-se***

00. Bomb Intro
01. Supremacy
02. Supermassive Black Hole 
Happy birthday Matt
03. Panic Station
04. Bliss
05. Resistance
06. Animals
07. Man With A Harmonica + Knights Of Cydonia
08. Dracula Mountain (Lightning Bolt cover)
09. Sunburn
10. Interlude
12. Hysteria
13. Monty Jam
14. Feeling Good
15. Follow Me
16. Liquid State
17. Madness
18. Time Is Running Out
19. New Born (Roulette)

B-Stage: ( No bailarina and no light bulb)
20. Unintended
21. Guiding Light
22. Undisclosed Desires
Encore:
23. The 2nd Law: Unsustainable
24. Plug In Baby
25. Survival
Encore 2:
26. The 2nd Law: Isolated System
27. Uprising (Matt destroyed his manson, 4 times)
28. Starlight

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover