quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

# 42 - Diário de Bordo: Verona

Bom dia alegria!
Apesar do dia ter amanhecido cinzento e feio após um temporal (fui só eu a acordar com o barulho da chuva e do vento!? 😱), hoje vou levar-vos para um sitio muito bonito. O meu preferido destas mini-ferias de Inverno pelo norte de Itália: Verona!

É famosa por ser a cidade dos amantes de Shakespeare, Romeu e Julieta, mas é muito mais do que isso. Das ruas estreitas às praças espaçosas, da Arena magnífica ao Castelvecchio junto ao rio, tudo é fofinho e romântico.


A nossa estadia começou logo bem. Reservamos um apartamento super típico junto ao Roman Theater (com o mesmo nome) que era só uma delícia. Num prédio antigo, mas totalmente remodelado, com um pátio interior, flores na varanda e vizinhos tipicamente italianos, foi a melhor experiência, sem dúvida. Ficava do lado direito do rio, mas facilmente se alcançava o centro a pé. Deram-nos uma espécie de dístico de residente para não pagarmos parquímetro e o carro ficou estacionado mesmo à porta. Perfeito!

Depois de um almoço numa típica Tratoria sugerida pela nossa anfitriã, seguimos diretos para a Casa da Julieta. Ora bem, como sabem, não há provas de que os dois amantes tenham efetivamente existido, mas há em Verona uma casa que se diz ter sido da Julieta (e outra do Romeu, mas não visitável). Tinha lido que a visita ao interior não valia a pena, que bastava ver o pátio e a varanda e esta parte é de acesso livre. No pátio há uma estátua da Julieta e dizem que se esfregarmos uma das maminhas teremos sorte no amor. Não imaginam a quantidade de gente que lá está a fazer festas a uma estátua, de tal forma que até já tem uma cor diferente naquela parte. Como estamos bem resolvidos nesse capítulo, passamos esta tradição à frente 😂

Daí seguimos para a Piazza delle Erbe, a praça das ervas, que constituiu o chamado Fórum Romano. Atualmente tem um pequeno mercado, um conjunto de barraquinhas com souvenirs e outros produtos típicos. Tão bonita que era! Do lado direito encontramos a Torre Dei Lamberti e o Arco Della Costa (que liga à Piazza dei Signori), em frente a Torre Del Gardello, o Palazzo Maffei e a Coluna de São Marcos (com o Leão Branco, símbolo de Veneza) e no centro temos a Fonte da Madonna de Verona, o monumento mais antigo da praça. Para além disso também encontram lá cafés, restaurantes e gelatarias de perder a cabeça. A praça é lindíssima e fica bem no coração da cidade.

Continuamos a nossa visita em direção à Arena de Verona, um anfiteatro romano conhecido pelas óperas que aí são apresentadas, bem como pelo desfile da Intimissimi que, nos últimos anos, tem sido aí realizado. Está super bem conservada e vale a pena a visita. Custa € 10,00 e podem andar por praticamente todo o lado, das bancadas ao centro. Como estava uma fila gigante decidimos continuar a explorar a cidade e voltar mais tarde. Fizemos bem, porque entramos praticamente sozinhos e, apesar de já ter escurecido, foi espetacular.

A próxima paragem foi o Castelvecchio, que tem uma vista lindíssima sobre o rio Ádige. Este castelo foi residência da família mais poderosa da cidade e uma das mais importantes de Itália, os Scaligeri. É uma construção militar, de tijolos, com paredes com ameias, torres e um fosso, para além de pontes levadiças e a famosa Ponte Scaligero. Uma atração a não perder!

A praça onde se localiza a Arena é chamada Praça Brà e é outro sítio giríssimo e cheio de cafés e restaurantes convidativos com  gelados, massas e pizzas de comer e chorar por mais. Lá vai desembocar a famosa via Mazzini, a rua das lojas, onde encontram de Louis Vuitton a Zara. Cheia de gente, mas gira de se percorrer. 

Terminamos a nossa viagem na Ponte Pietra, a mais antiga de Verona que une as duas margens do rio e fica próxima do Teatro Romano (e do nosso apartamento, claro!). Jantamos num restaurante que já foi uma Igreja (nunca tinha visto igual, mas é super giro e comeu-se muuuuito bem), chamado Redentore. Recomendo!

Se tivéssemos tido mais tempo gostaria de ter visto o Teatro, de visitar o Museu Castelvecchio e algumas igrejas. Mas pouco é sempre melhor que nada e Verona ficou com um lugar especial no meu coração. Gostei mesmo muito daquela cidadezinha 😍

O nosso apartamento, Roman Theater

À chegada de Verona

Varanda da Julieta

A estátua a quem se esfrega as mamocas

Piazza delle Erbe

Arco Della Costa na Piazza delle Erbe, onde está supostamente pendurado um osso da costela de uma baleia

Torre Dei Lamberti na Piazza delle Erbe

A Fonte da Madonna de Verona na Piazza delle Erbe

Torre del Gardello, o Palazzo Maffei e a Coluna de São Marcos na Piazza delle Erbe

A família toda reunida!

Pelas ruas de Verona

Arena de Verona

Arena de Verona

Castelvecchio

Castelvecchio

Castelvecchio

Ponte Scaligero

Vista da Ponte Scaligero sob o rio Ádige

Ponte Scaligero

Arena de Verona

Arena de Verona

Arena de Verona

A vista da Piazza Brà do topo da Arena 

Não percam o próximo episódio do Diário de Bordo, porque seguimos viagem para mais uma cidadezinha gira: Bolonha!
Até amanha***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover