quinta-feira, 21 de março de 2019

# 5 - Séries: Big Little Lies

Bom dia gente!
Voltamos à rubrica das séries, agora que já terminei mais uma, para vos falar sobre a minha mais recente descoberta. Por hoje vamos abandonar a Netflix e rumar à nova plataforma de streaming disponível em Portugal: a HBO. 
Sou bastante fã das séries da HBO desde sempre, a começar pelo Sexo e a Cidade e a acabar no Game of Thrones, com todo um conjunto de coisas magníficas pelo meio. E desde que ela passou a estar disponível no mercado português que queria aderir. Não esperamos muito e já estamos no nosso primeiro mês gratuito. É claro que, agora, como é a novidades, estamos a "comer" as séries todas de uma vez, por isso não se espantem que as próximas sugestões sejam todas HBO... Então, para hoje trago-vos Big Little Lies!


Esta série conta a história de 5 mulheres da classe média alta (pelo menos 4 delas) que vivem em Monterey, Califórnia. Esta foi a primeira coisa a conquistar-me. Nestas últimas férias de Verão estive lá, em Monterey e reconheço os caminhos, as pontes, as praias e é espetacular esta sensação! Todas elas são mães que têm os seus filhos a estudar juntos e, logo no primeiro episódio, percebemos que aconteceu algo de muito mau, provavelmente um homicídio que está a ser investigado pela polícia. As personagens secundárias vão prestando o seu depoimento e é a partir dele que a história se desenrola e as 5 mulheres vão sendo apresentadas ao espectador.

Muito resumidamente, Madeline (Reese Witherspoon) vive em frente ao mar e a sua principal ocupação é encarregar-se de levar o filho à escola, mas o excesso de tempo fá-la pensar mais na vida dos outros do que na sua. Os ciúmes da nova mulher do ex-marido, Bonnie (Zoë Kravitz), uma instrutora de ioga, consomem-na e a inveja da vida da melhor amiga Celeste (Nicole Kidman) não ajuda. Esta é uma antiga advogada de topo casada com um homem mais novo, Perry (Alexander Skarsgård), mas será que o matrimónio é tão perfeito quanto parece? Jane (Shailene Woodley) é uma jovem mãe solteira, com um passado sombrio e um filho que deixa todos inquietos, e é a nova aquisição de Madeline e Celeste, que a aceitam no seu grupo contra a vontade de Renata (Laura Dern).

Apesar de aparentarem vidas perfeitas para o exterior, a verdade é que nenhuma delas a tem e, ao longo dos episódios, elas vão-se revelando e mostrando o seu lado mais dark. Da mesma forma, as crianças vão tendo um papel importante na história e no seu desfecho, sem quase nos apercebermos disso.

As personagens principais são completamente diferentes, com desafios e problemas distintos, mas que se unem em defesa dos seus filhos e na busca do que é melhor para eles. Se umas se odeiam, outras atuam em grupo. Acima de tudo, a série retrata 5 mulheres independentes, fortes e que se vêem a braços com uma sociedade machista, julgadora e conservadora contra a qual têm que lutar. O desfecho final leva-nos a pensar na necessidade da união das mulheres e no quão disparatada e despropositada é a ideia de que as mulheres têm que se invejar umas às outras, que não podem ser amigas das mulheres dos ex-maridos/namorados, que a sorte de umas é a desgraça de outras. Na verdade, mais coisa menos coisa, todas passam por problemas semelhantes e têm desafios comuns.

A série é considerada uma comédia negra e aborda temas como a violação, o bulling, a violência doméstica, a traição, ser mãe solteira, a adolescência, a inveja, os problemas conjugais, os problemas sociais em geral e das mulheres em particular. Confesso que, logo no início, achei-a muito semelhante a "Donas de Casa Desesperadas" e é verdade que tem algumas parecenças. Mas não é por isso que se torna uma má série, muito pelo contrário… Sou bastante fã da mistura de comédia com suspense e romance e traição e violência e drama, todos esses ingredientes. E esta série consegue fazê-lo sem cair no exagero, sem se transformar numa telenovela! 

Deixo uma nota de destaque para a banda sonora, que é simplesmente deliciosa, a começar na música do genérico que nunca passo à frente (Cold Little Heart, de Michael Kiwanuka)...  Ouvi dizer que vem aí uma segunda temporada e não podia estar mais entusiasmada com essa ideia! Sobretudo porque se fala em nomes como Meryl Streep, o que só pode ser algo de genial! Por isso, recomendo esta série a 100%. Fiquem com o trailer:


Espero que gostem dela tanto quanto eu!
Até amanhã***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover