quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Mulheres, números, violência doméstica e Josefinas

Olá malta!
Hoje é dia dos namorados e eu escolhi especificamente este dia para vos falar de um assunto não muito agradável, definitivamente não romântico e especialmente doloroso: a violência doméstica. E porquê neste dia? Porque se, por um lado, se celebra o amor, por outro, muitas mulheres estarão a sofrer neste dia, desejando ser apenas amadas, ter um momento de paz e viver sem medo. E é muitas vezes no namoro que começa a violência, física ou "apenas" psicológica. 
A Fundação Francisco Manuel dos Santos fez um estudo sobre a condição das mulheres em Portugal e no Mundo. E os resultados são assustadores. Muito resumidamente:
  • A imensa maioria das mulheres declara que se sente demasiado cansada, sempre ou quase sempre. 
  • Uma em cada dez mulheres declara tomar diariamente medicamentos para a ansiedade, para os distúrbios do sono ou antidepressivos.
  • Praticamente todas as mulheres concordam que têm dificuldades em progredir hierarquicamente porque a maioria das empresas é dirigida por homens.
  • No que se refere aos rendimentos que recebem, dois terços (67%) têm rendimentos que não ultrapassam os 900 euros líquidos por mês.
  • As mulheres suportam mais do triplo de trabalho doméstico que o companheiro.
  • Uma em cada três mulheres sente-se infeliz com a vida (33%).

Para além destes dados que, só por si, são bastante alarmantes e preocupantes, temos, ainda, o flagelo da violência doméstica. Só este ano (ou seja, em 45 dias) já morreram 10 mulheres vítimas deste crime. DEZ!! Outros dados revelam que 7 em cada 10 mulheres são alvos de violência física ou sexual. Já chega!!

Aproveito este post para divulgar uma campanha criada pela Josefinas. Para além da sua já conhecida coleção "You Can Leave" que conta com 3 pares de sapatilhas (por cada par vendido ajudam 5 mulheres) e uns cordões (por cada 15 pares ajudam 5 mulheres), a marca portuguesa de calçado criou uma linha de 3 t-shirts cujas ilustrações representam as explicações mais comuns dadas pelas mulheres vítimas de violência: "caí pelas escadas", "fui contra um armário", "fui contra uma porta". 

Esta linha conta com a assinatura de Jacqueline Bisset, que já colaborou com marcas como Yves Saint Laurent, Louis Vuitton e Givenchy. "Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica, e são um espelho das histórias de milhares de mulheres. A violência doméstica pode acontecer a qualquer uma de nós e é importante, fundamental diria, falarmos sobre este flagelo» explica Maria Cunha, CEO da Josefinas.

A melhor parte é que, para além das t-shirts serem muito bonitas, as receitas obtidas com esta coleção reverte a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). O valor obtido com a venda de cada t-shirt destina-se às Casas de Abrigo da APAV, «para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas, como abrigo e alimentação, e a apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês», revelou Tânia Antunes, representante da associação.

Até ao momento, cerca de 24 mulheres vítimas de violência doméstica foram apoiadas, por mês, através da coleção de sapatilhas solidárias. Portanto, se não sabem como ajudar, podem começar por aqui e comprar uma destas t-shirts (€ 79,00):


Ou, se preferirem, umas sapatilhas (€ 298,00) ou uns cordões (€ 18,00):



Façam o que puderem, mas façam qualquer coisa. Vamos combater isto, com unhas e dentes, para que o Dia dos Namorados possa ser um dia feliz para toda a gente, com ou sem parceiros, um dia sem medo de apanhar, um dia sem medo de pôr batom vermelho ou de usar um vestido justo. 
Posso contar convosco?
Até amanhã***

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