Hoje vamos falar de como nos devemos vestir no trabalho. É óbvio que este post se aplica especialmente a quem, como eu, trabalha num escritório, num ambiente mais formal. Ainda assim, há regras universais que, independentemente do vosso posto de trabalho, deverão ser seguidas quando falamos de "work work work!".
Regra n.º 1 - Decotes
No trabalho, não queremos chamar a atenção para o nosso corpo mas sim para o nosso desempenho e inteligência. Pelo que os decotes exagerados deverão ser deixados para outra altura. Poderão sempre usar peças com um decote não muito acentuado e, quando tal acontecer, conjugá-lo sempre com calças ou uma saia mais comprida. Escolham: ou mostram as mamocas, ou mostram as pernas. As duas é que não (esta regra aplica-se para todas as situações)!
Regra n.º 2 - Conforto
Quando estamos a trabalhar temos que estar concentrados na tarefa que realizámos e não nas dores que sentimos nos pés por causa daqueles saltos horríveis, nas calças que nos apertam a barriga ou na camisa que não nos deixa mexer os braços. Não adianta ser elegante se estiver desconfortável e acreditem que é possível obter ambos.
Regra n.º 3 - Regras da empresa
Eu acho que impor regras de vestuário é demasiado. Contudo, compreendo que algumas empresas o façam desde que sejam suficientemente gerais para que as pessoas possam adaptar o seu estilo ao pretendido. Peças geralmente "proibidas", como as mini saiais ou as calças de ganga, já não deviam fazer parte do guarda roupa de trabalho. Por isso, deverão ter sempre atenção ao estilo que predomina à vossa volta.
Regra n.º 4 - Barriga
Não há circunstância alguma que justifique o uso de peças, no escritório, que deixem ver a barriga. Escolham blusas/camisas/tops mais compridos e calças/saias com cinturas mais subidas.
Regra n.º 5 - Transparências
Ainda que seja uma tendência da estação, não creio que sejam peças adequadas em ambiente profissional, exceto se combinadas com um top por baixo (preferencialmente da mesma cor e que não seja igualmente revelador). Lingerie à mostra é totalmente inapropriado.
Regra n.º 6 - Roupa justa
Deixem-na para o fim de semana, sobretudo se for igualmente curta. Vestidos ou saias coladas ao corpo deve ser, essencialmente, usadas em saídas à noite. Contudo, podemos aceitar algumas destas peças desde que combinadas com uma peça mais formal, como um blazer, e sem saltos altos: optem por umas sabrinas para um look menos "tcharan". Vão trabalhar, não vão para uma festa....
Regra n.º 7 - Sapatos
Acima de tudo, os sapatos de trabalho têm que ser confortáveis. Poderão ter que ficar de pé ou andar durante demasiado tempo, pelo que deverão estar sempre preparadas para tais situações. De salto ou rasos, ambos podem fazer parte de um look mais profissional. Não exagerem nos saltos para não ficar com um ar "casa dos segredos": os sapatos de salto querem-se elegantes, para alongar a figura e dar-nos um centímetros de confiança.
Regra n.º 8 - Acessórios
Os acessórios, também no ambiente de trabalho, podem trazer uma elegância extra ao coordenado. Se não trazem um look muito elaborado, se os sapatos rasos não vos dão a formalidade que gostariam, optem por uma mala de boa qualidade ou por uma peça de joalharia. Esqueçam as imitações das marcas conhecidas: mais vale um carteira bonita da Zara do que uma imitação rasca de uma Louis Vuitton. Na bijuteria, lembrem-se sempre da frase de Coco Chanel: quando tiverem dúvidas, retirem sempre a última peça colocada.
Regra n.º 9 - Estilos
Cada um tem o seu estilo, é certo, e ninguém deve ser obrigado a alterá-lo, seja por que motivo for. Ainda assim, há sempre peças dentro de cada estilo que se poderão adaptar ao local de trabalho e outras que não. Procurem sempre usar as peças mais sóbrias (não significa aborrecidas!) e que não chamem muito a atenção. O que tem que sobressair é sempre a qualidade do vosso trabalho.
Regra n.º 10 - Essenciais
No guarda roupa profissional feminino há determinadas peças que não podem faltar. Confiram se têm todas as indispensáveis para trabalhar com estilo:
- Calças formais
- Blazers
- Saias Lápis
- Camisas brancas
- Blusas de seda (ou equivalente)
- Cardigans simples
- Sapatos de salto alto confortáveis
- Carteira estruturada
Amanhã trago-vos alguns exemplos dos looks profissionais que poderão ser adotados, sem deixar de ser "in" e fashion foward.
Até amanha***
Sem comentários:
Enviar um comentário